Star Wars: Guerra dos Clones é uma série animada de televisão que narra as Guerras Clônicas entre a República Galáctica e a Confederação Separatista. Produzida pela Cartoon Network Studios, a série foi ao ar de 2003 até 2005. Ela foi planejada para servir como uma ponte entre os filmes Star Wars: Episódio II Ataque dos Clones e Star Wars: Episódio III A Vingança dos Sith, que é onde se inicia a guerra e a onde se finaliza, respectivamente. A série é composta por vinte e cinco capítulos; Temporadas 1 e 2 (Volume I) são compostas de parcelas de três minutos, enquanto a Temporada 3 (Volume II) é composta por parcelas de doze a quinze minutos. O sucesso de Star Wars: Clone Wars levou a uma segunda série, Star Wars A Guerra dos Clones que foi produzida pela Lucasfilm Animation e correu 2008-2014.
A série foi produzida em 2D e principalmente com técnicas de animação tradicional.
Cartoon Network realizou uma pesquisa para determinar qual dos três novos Jedi deveriam ser introduzidos na série. As três opções eram Roron Corobb, Voolvif Monn e Foul Moudama. Voolvif Monn ganhou a votação e foi introduzido no “Capítulo 20”. As outras duas opções, Roron Corobb e Foul Moudama, foram introduzidos depois de qualquer maneira, ambos com aparições maiores do que Voolvif Monn. Embora vinte episódios foram originalmente planejados, e foi ao ar durante duas temporadas, o sucesso da série levou ao Greenlight de uma terceira temporada consistindo de cinco, episódios minutos de doze a quinze.
Clone Wars foi uma das primeiras séries online a ganhar um Emmy, devido ao fato de que ela foi lançada na televisão e na internet simultaneamente. era lançado os episódios no dia da seção de Hyperspace da StarWars.com, que é apenas para assinantes, e era liberado no dia seguinte para o site do Cartoon Network e StarWars.com para membros não-Hyperspace. A Primeira e Segunda Temporada ganhou um prêmio Emmy por “Ilustre Programa de Animação”, em 2004, e a terceira temporada ganhou em 2005 para a mesma categoria. Fundo do desenhista chave Justin Thompson também venceu na “realização individual ilustre em Animação” por seu trabalho sobre a terceira temporada . A série também foi indicada e vencedora, respectivamente, da 32ª e 33ª Annie Award para “Melhor animação de Televisão”.